domingo, 9 de novembro de 2008

domingo, 2 de novembro de 2008

entrevista com a professora Maria Eucelis Pereira dos Santos - Professora da FAP - Faculdade de Pimenta Bueno




Marlei – Na disciplina Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, podemos aprender sobre a importância do brincar com as crianças, bem como, a não esperar para brincar somente quando a instituição pode oferecer brinquedos industrializados. Aprendemos também a produzir brinquedos com materiais reaproveitaveis e a possibilidade de produzi-los com as próprias crianças.

Diante disto, a senhora considera que os professores estão trocando os brinquedos industrializados pelos feitos com materiais reaproveitaveis?

Eucelis – Não se trata de trocar o brinquedo industrializado pelo brinquedo feito com material reaproveitavel, considero que os professores começam a buscar alternativas para favoreceras crianças o brincar mesmo quando não se pode comprar um brinquedo.

Estudos científicos comprovam a importância do brincar na vida infantil e a força que as brincadeiras têm para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetiva para formação do individuo. O que a disciplina se propôs foi favorecer uma formação acadêmica dos futuros professores de forma a desenvolver competências pelas quais estes tivessem sustentação para saber do que brincar, como brincar, com que brinquedo e como produzi-lo com os alunos, utilizando-se materiais considerados “lixo” e contribuindo para a conscientização do próprio acadêmico e dos alunos atendidos para a árdua luta da preservação ambiental.

Marlei – Em sua opinião o que precisa ser feito nas escolas para que as crianças cresçam com a consciência de reciclagem, reaproveitamento e preservação ambiental?

Eucelis – tudo depende de um processo educativo. Considero que se oferecemos um processo de ensino, onde a “questão ambiental” não seja olhada apenas como uma disciplina ou um tema transversal, mas que possa se tornar um eixo central da formação humana é que poderemos formar cidadãos conscientes e responsáveis pelos seus atos para os cuidados com o meio onde vive.

Faze-los entender pelo ato dialógico e reflexivo que nem tudo é lixo no lixo e que diante da problemática da poluição ambiental por meio do reaproveitamento, o lixo deixará de ser sinônimo de algo que não se quer mais. Hoje, reciclagem e reaproveitamento significam oportunidades de trabalho e renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Entrevista com o Diretor da Divisão do Meio Ambiente e Turismo de Pimenta Bueno Felinton Ribeiro de Souza

Marlei - As escola tem um papel muito importante na conscientização dos alunos em relação a Educação Ambiental. Como as escolas de Pimenta Bueno vêm Trabalhando esta questão?

Felinton - No município de Pimenta Bueno todas as escolas publicas e privadas nos últimos anos vem trabalhando esta questão em todas as suas disciplinas, apesar de não ter na grade curricular, as escolas trabalham como tema transversal.

Marlei - As escolas de Pimenta Bueno juntamente com os alunos já desenvolveram projetos que visam a preservação ambiental?

Felinton - Sim, inclusive as escolas estão participando das conferencias sobre o Meio Ambiente e tem desenvolvidos vários trabalhos ao longo do ano relacionado a esta questão, uns dos projetos são: Recuperação das Matas Ciliares e Nascentes, projeto ASSI, projeto Jardinagem e Arborização das escolas.

Marlei - O que as empresas privadas estão fazendo para melhorar a poluição.

Felinton - De modo Geral todas as empresas estão colaborando para a melhoria da qualidade do Meio Ambiente, o setor de cerâmicas por exemplo, onde é retirado a matéria prima para a fabricação de telha e tijolos, estão transformando estes lugares em tanque para a criação de peixes, para assim minimizar a poluição.

Marlei - Quais são os projetos desenvolvidos pelos órgãos publicas de Pimenta Bueno que visa preservar o Meio Ambiente?

Felinton - Na área da Educação Ambiental tanto os órgãos municipais, estaduais e federais e principalmente a SEMAGRE (Secretaria de Meio Ambiente e Cultura) estão desenvolvendo atividades continuadas para esta questão, uma dela é a criação e instalação de viveiros para a produção de mudas no sentido de recuperar nascentes e matas ciliares, e termos tido resposta satisfatória em relação a este projeto.

Marlei - Todos os anos faz-se a limpeza dos rios em Pimenta Bueno. Tem diminuído nos últimos anos?

Felinton - Com a ação da educação, dos meios de comunicação, a comunidade de modo geral tem conscientizado e respondido positivamente este problema, pois nos últimos anos tem diminuído muito o lixo nos rios.

Marlei - Faça um breve relato de como está sendo feito a conscientização sobre a preservação ambiental em Pimenta Bueno.

Felinton - Nos da Educação Ambiental e gestores de todos os níveis estamos empenhados em desenvolver atividades que visam melhorar o Meio Ambiente uma delas e realização de cursos de formação de agentes ambientais e educadores ambientais para atuar nas mais diferentes áreas do Meio Ambiente.

A conscientização em nosso município já esta ao nível de nos permitir fazer agora a revitalização e recuperação da flora, fauna dos principais rios de Pimenta Bueno, Melgaço, Apedia ou Pimenta Bueno e rio Machado sendo que o rio Machado tem a maior bacia hidrográfica do estado de Rondônia com mais de 80 mil km/2.


sábado, 25 de outubro de 2008

O DEVEMOS FAZER PARA MINIMIZAR A POLUIÇÃO NO MUNDO



O planeta terra ocupa bilhões de seres humanos espalhados por todos os seus continentes. Seres humanos que precisam de oxigênio, água potável e alimentação, alem destes requisitos o homem precisa de moradia, vestuário e outros utensílios que são necessários para a manutenção de suas vidas. Sendo que estas pessoas buscam alternativas para suas necessidades através de recursos providos e disponibilizados da natureza.(RONDÔNIA,2007)

Mas este quadro não fica só nisso ele se amplia, e muito, a tecnologia, por exemplo, depende de recursos dom planeta terra. Para fabricar um simples parafuso precisa ser retirados minerais da terra, agora imagine as grandes fabricas que produzem por dia milhões de automóveis, navios, moveis vestuários, e etc. O tanto de matéria prima precisa ser retirada do meio ambiente, sem falar do consumo de energia elétrica utilizado para a fabricação destes objetos, uma vez não utilizado estes recursos causam uma grande poluição no meio ambiente. Alem do processo industriais o desmatamento, a extração mineral, o lixo jogado em lugares inadequados, são uma das ações do homem que também gera a poluição. (RONDÔNIA, 2007)

O resultado disso tudo é uma devastação nunca vista em todo o planeta. Este quadro é tão preocupante que tem mobilizado milhões de pessoas para esta questão. A natureza já vem dando alguns sinais de exaustão, observam-se hoje as rápidas mudanças que o planeta vem sofrendo, como: derretimento da camada de gelo, chuvas com grades ventos que destroem tudo pela frente, sendo que estas chuvas fortes são causadas pelo aquecimento da temperatura, e outros sinais tão visíveis em nosso dia-a-dia. Pouco se sobrou da exuberância que se via a algum séculos atrás, mas o que sobrou precisa ser preservado e isso deve começar agora, pois se não fizermos isso,colocaremos em risco a vida do planeta.(RONDONIA,2007)

Contudo, o ambiente é também uma unidade que precisa ser compreendida inteira, e é através de um conhecimento interdisciplinar que poderemos assimilar plenamente o equilíbrio dinâmico do ambiente. Por estas razões que Educação Ambiental é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, criar uma forma uma maneira de intervenção, através do qual o tema ambiental esteja presente em todas as disciplinas é um grande desafio, e este é o papel da escola e principalmente do professor, questionar como esta sendo a relação do homem com a natureza, o que precisa ser feito; são estas questões que devem ser trabalhadas para que estas crianças venham agir de modo responsável, e tenha consciência da importância de se preservar o ambiente.(PCN)

“- a educação ambiental é como um campo de conhecimento em construção e que se desenvolve na pratica cotidiana dos que realizam o processo educativo”(GUIMAROES, Mauro, 1995)

Evidentemente a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta, todos devem ter a consciência e a preocupação em preservar, cada um deve assumir seu papel de cidadão e fazer sua parte, pois haverá sucesso nesta missão. (PCN, 2000)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Como trabalhar a RECICLAGEM em sala de aula


Atualmente a educação ambiental nas escolas encontra-se ainda em defasagem, percebe-se que à uma dificuldade em como estar trabalhando este tema através da interdisciplinaridade , que no qual exige total empenho por parte da escola e principalmente do professor. Trabalhar a educação ambiental nas escolas é muito mais que pintar desenhar em comemoração ao dia da árvore, a educação ambiental deve ser encarada como uma necessidade em salvar o meio ambiente, e portanto, a vida.
Um dos meios que se pode trabalhar "educação ambiental" nas séries iniciais, é a reciclagem, trazendo para dentro da sala de aula materiais que podem ser transformados em brinquedos. Tornando assim, uma aula educativa, monstrando aos alunos a importancia de estar contribuindo com o meio ambiente de uma forma prazerosa.Brinquedos q ser feitos com materiais reciclados

VAI-VEM
O vai-vem é um brinquedo bem simples – brincar-se em dupla. Com ele você tem que ser ágil e esperto! Então, mãos à obra!

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • 1 corda de varal de 10 metros
  • 2 garrafas pet
  • 4 argolas de garrafas pet














COMO CONFECCIONAR O VAI-VEM

Corte as garrafas pet ao meio, encaixe uma na outra, passe a fita adesiva para unir o encaixe, em seguida pegue os dois barbante e introduza ao meio das garrafas. Retire das garrafas 4 argolas e queime as laterais de cada argola. Amarre as pontas dos barbante e em cada argola. Feito isso esta pronto o vai-vem.



CARRINHO DE GARRAFA PET

O carrinho de garrafa pet é um brinquedo simples, onde as crianças gostam muito.

MATERIAL NECESSARIO PARA CONFECCIONAR O CARRO
  • 1 garrafa pet;
  • 4 tampas;
  • 2 pedaços de areme de 15 cm;
  • 1 pedaço de barbbante de 50cm.


COMO CONFECCIONAR O CARRO








Faça um circulo no centro da garrfa, corte no formato do circulo; faça quatro furos nas laterais da garra, dois de cada lado. Passe o arame nos furos em seguida
fure as tampas,e introduza no areme,ficando assim as rodas do carro.Pegue a barbante e amarre na ponta da garrafa. Você pode usar sua criatividade e introduzir alguns acessórios. Feito isso esta feito o carro.



BONECO DE TAMPA DE GARRAFA

O boneco de garrafa é um brinquedo simples e fácil de confeccionar, e as crianças gostam muito.

MATERIAL NECESSÁRIO
  • 36 tampas de garrafas;

  • 50 cm de barbante;

  • 1 tampa de amacianta dos grandes;
Fure todas as tampas no centro, em seguida introduza o barbante nas tampas, sendo sete tampas para cadaa perna, seis para o corpo e sete para cada braço, duas para o pescoço, por final utiliza a tampa do amaciante para a cabeça do boneco. Use sua criatividade E insira mais acessórios no boneco



OUTROS BRIQUEDOS QUE PODE SER FEITO A PARTIR DE MATERIAL RECICLADO












carrinho de caixa de leite












jacaré de garrafa pet



segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BEM VINDO AO NOSSO BLOG



Neste blog você vai encontrar algumas sugestões que irá contribuir no seu dia a dia enquanto professor(a), como trabalhar a Educação Ambiental nas séries iniciais.

Sendo que este assunto está sendo muito preocupante nestes ultimos anos, por isso a importancia da conscientização desde cedo destas crianças em preservar O Meio Ambiente.

Este material estará sendo exposto através de dicas como: videos, artigos, entrevista e reportagens, para que assim possa estar esclarecendo algumas duvidas sobre o mesmo.